RSS

Curiosidades

Veja aqui as postagens que trazem curiosidades bíblicas e da igreja.

DIA DA BÍBLIA

livro sagrado

O livro de Deus

Esse dia é comemorado no segundo domingo do mês de dezembro.

A comemoração é feita nessa época devido ao fato de que em 1549, na Grã-Bretanha, o Bispo Cranmer incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse pela leitura do livro sagrado. A data escolhida foi o 2° domingo do Advento ( Advento consiste nos quatro domingos que antecedem o Natal ). Por isso o 2° domingo de dezembro foi o escolhido, por já fazer parte do Advento.

No Brasil, essa data passou a ser comemorada em 1850, quando os primeiros missionários evangélicos começaram a chegar dos E.U.A. e da Europa para tornar acessível a todos a Palavra de Deus.

Bíblia quer dizer “vários livros”, ou seja, a Bíblia é uma verdadeira biblioteca, pois contem 39 livros registrados como Antigo Testamento e 27 livros registrados como Novo Testamento. Esses livros foram escritos ao longo dos séculos por diferentes homens e mulheres usados por Deus e escolhidos também para que os maravilhosos feitos do Senhor chegassem até nós nos dias de hoje.

Você pode começar hoje mesmo lendo ou ouvindo a Bíblia, já que ela também está disponível em áudio e vídeo. Nós brasileiros não teremos desculpas no dia tão esperado da volta de Cristo, visto que não haverá justificativas para o fato de não conhecermos a Palavra de Deus!

Você pode conhecer mais detalhes sobre a Bíblia, seus originais e suas traduções acessando o site da Sociedade Bíblica no Brasil através do link abaixo.

www.sbb.org.br

COMO OS CRISTÃOS ENTENDEM O NATAL

Estrela de Natal

O NATAL É A FESTA ANUAL, OBSERVADA PELA MAIORIA DOS PROTESTANTES E PELOS CATÓLICOS ROMANOS, EM 25 DE DEZEMBRO, EM MEMÓRIA DO NASCIMENTO DE CRISTO.

A IGREJA ORTODOXA OBSERVA-A EM 6 DE JANEIRO E A IGREJA ARMÊNIA EM 16 DE JANEIRO. A PRIMEIRA VEZ QUE SE CELEBROU O NATAL EM 25 DE DEZEMBRO FOI EM ROMA, NO ANO DE 325 DEPOIS DE CRISTO. ( Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica – ed. Vida – O. S. Boyer)

GALILEU GALILEI FOI UM GÊNIO?

galileu2

Galileu foi um gênio ao “descobrir” que a Terra é um globo?

Logicamente não. Como muitos achados históricos tem como pesquisa os registros sagrados, pode ser que Galileu tenha se deparado com um versículo que o deixou intrigado: “Ele é o que está assentado sobre o globo da Terra…”(Isaías 40:22) Interessante é que a igreja que se diz conhecedora desse Livro o tenha condenado por isso a prisão domiciliar perpétua. Mais interessante é saber que essa mesma igreja o tenha absolvido apenas após 341 anos depois de sua morte!

Sobre a idade das mulheres

Quando você sorri, deixa os outros mais felizes também.

Quando você sorri, deixa os outros mais felizes também.

 

A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara. (Gên. 23:1)

             Partindo desse versículo penso que talvez seja por isso que as mulheres não gostam de revelar sua idade. Ainda em tempos tão remotos parecia não ser interessante revelar a idade delas, já que o Livro Sagrado traz apenas esse registro. Historicamente, as mulheres da Grécia antiga contavam sua idade a partir de seu casamento e não de seu nascimento, conforme deixou registrado Homero ( primeiro grande poeta grego cuja obra chegou até nós; teria vivido no século VIII a. C. ). Se fosse assim, eu estaria entrando na adolescência!

             Na verdade, é importante lembrar que “ a idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem” – frase de Tyron Edwards. Se você é uma serva do Deus Todo-Poderoso tem ainda um versículo que é bem coerente com esse assunto: “ Porque como imagina em sua alma, assim é” – Provérbios 23:7. É preciso olhar para o espelho sem frustrações. Uma colega me disse um dia que via os filhos crescendo e isso lhe parecia inacreditável. O fato, dizia ela, é que interiormente se sentia com seus 15 anos. Usou ainda uma frase que registrei com carinho: “ O corpo envelhece, mas a alma permanece a mesma”- Isa Raquel. Então, você não tem motivos para se preocupar com sua idade, mas há boas razões para se preocupar com a maneira com que pensa de si mesma.

Márcia Araújo

Sobre Davi e Golias

 davi-e-golias

       Ao derrubar o gigante Golias, Davi cortou sua cabeça com a espada e andava com ela por todos os lugares. Logo que a cabeça começou a se decompor, ele a enterrou fora dos muros de Jerusalém e àquele lugar foi dado o nome “Gólgota” – lugar da caveira.

      Jesus foi crucificado fora de Jerusalém, justamente no lugar chamado Gólgota ( MT 27:33 – “E, chegando ao lugar chamado Gólgota, que se diz lugar da caveira …. ).

      Golias, que representava o Diabo, afrontava o povo de Deus; Davi, que representava Cristo e a Igreja, derrotava o gigante. O mais interessante, é que a cruz de Cristo foi posta justamente em cima da cabeça do gigante, simbolizando a vitória de Jesus sobre Satanás!!!

 

Sobre a arca de Noé:

 Réplica da arca de Noé 

A arca de Noé media 134 metros de comprimento, 23 metros de largura e 14          metros de altura. Sua área total nos três pisos era de 9.250 m² e tinha um volume  total de 43.150 m³ aproximadamente, ou seja, semelhante a um transatlântico dos  nossos dias [Gn 6:15-16]. Noé ficou na Arca com sua família e com os animais 365  dias [Gn 7:11 e 8:13-19].

 

  O criacionista holandês Johan Huibers decidiu arregaçar as mangas e construir uma réplica da arca de Noé. Ele resolveu erigir a embarcação como uma demonstração de sua fé na verdade literal da Bíblia. Aberta à visitação após dois anos de construção, deixou o público boquiaberto, apesar de ter apenas metade do comprimento da original.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

O DESTINO DOS APÓSTOLOShistórias biblicas-discipulos

          Todos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural.

PAULO:  não era apóstolo oficialmente mas foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.
MATIAS: que ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.
SIMÃO: zelote, foi crucificado.  
JUDAS TADEU: morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.
TIAGO: mais jovem, pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.  
MATEUS: morreu como mártir na Etiópia.
TOMÉ: pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras, no monte de São Tomé.
BARTOLOMEU: serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.
FILIPE: pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.
ANDRÉ: pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.
TIAGO: o mais velho, pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.
SIMÃO PEDRO: pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.

 

biblia-pergaminho1

 
 
 
 
 
 
 

Diversas

 

·        A “Epístola da Alegria”, a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

·   Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19:17)  

·   O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje em Naum 2:4

 

·   A mensagem através de “out-doors” é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)

·   Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem (Juizes 16:19)

·  O nome mais cumprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas – filho de Isaías (Isaías 8:3-4)

·  A primeira citação do globo terrestre confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a Bíblia. (Isaías 40:22)

·  Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais.(Amós 6:5)

·  O nome “cristão” só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26 / Atos 26:28 e I Pedro 4:16).

 

CURIOSIDADES BÍBLICAS

 

1) O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.

2) O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.

3) A Bíblia contém cerca de 773.693 palavras com 3.566.480 letras.

4) A Bíblia contém 1.189 capítulos e 31.102 versículos.

5) O Salmo 14 e o 53 são iguais.

6) O salmo mais longo é o Salmo 119.

7) O salmo mais curto é o Salmo 117.

8) O versículo que se encontra no meio da Bíblia é Salmo
118:8.

9) O Pai Nosso, ou a Oração do Senhor, contém 68 palavras e destas apenas cinco são uma petição.

10) Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.

11) O versículo mais curto acha-se em Êxodo 20:13.

12) A Lei de Deus encontra-se em Êxodo 20 e Deuteronômio 5.

13) A conjunção “e” aparece 46.277 vezes na Bíblia, e os
versículos que mais se repetem são Apocalipse 18:12 e 13, num total de 28 vezes.

14) O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são muito semelhantes.

15) Obadias é o único livro do Antigo Testamento que contém apenas um capítulo.

16) O Salmo 18 aparece a primeira vez em II Samuel 22.

17) Os versículos 8,15, 21 e 31 de Salmo 107 são iguais.

18) A única parte da Bíblia que foi escrita pelo dedo de Deus é Êxodo 31:18

19)O livro maior é o dos Salmos, com 150 “capítulos”.

20)O livro menor é II João.

21)Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.

22)Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.

23)A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia em 6838 versículos.

24)Texto áureo da Bíblia: João 3:16.

 

Sobre estes anúncios
 

14 Respostas para “Curiosidades

  1. Renato Borges

    10/02/2012 at 10:03

    show de mais!!!!!!!!!!

     
  2. Wilson

    14/11/2011 at 02:04

    A Bíblia tbm cita aidade da profetisa Ana, na apresentação do MENINO no templo por josé e maria

     
  3. geraldo

    01/09/2011 at 13:22

    Ao derrubar o gigante Golias, Davi cortou sua cabeça com a espada e andava com ela por todos os lugares. Logo que a cabeça começou a se decompor, ele a enterrou fora dos muros de Jerusalém e àquele lugar foi dado o nome “Gólgota” – lugar da caveira.

    Jesus foi crucificado fora de Jerusalém, justamente no lugar chamado Gólgota ( MT 27:33 – “E, chegando ao lugar chamado Gólgota, que se diz lugar da caveira …. ).

    Golias, que representava o Diabo, afrontava o povo de Deus; Davi, que representava Cristo e a Igreja, derrotava o gigante. O mais interessante, é que a cruz de Cristo foi posta justamente em cima da cabeça do gigante, simbolizando a vitória de Jesus sobre Satanás!!!

     
  4. CICERA

    20/04/2010 at 21:44

    OI marcia e marcos ,que DEUS abencoe vcs ,pelo trabalho qui tem feito . espero que vcs continue levando à palavrade DEUS PARA QUEM NECESSITA;BJOS

     
  5. jennifer

    24/02/2010 at 11:34

    Pude aprender muitas coisas maravilhosas a respeito da bíblia!!!
    Deus esteja com vocês sempre.

     
  6. Wilian Kennedy Rodrigues

    15/11/2009 at 12:28

    Muito obrigado por essas informações, elas só vem a enriquezer mais ainda os nossos conhecimentos.

     
  7. Mizael José da Fonsêca

    05/10/2009 at 22:21

    Gostei muito de tudo que vi e li, aprendi o que ainda não sabia, isto é muito bom e enriquece o conhecimento dos pesquisadores da bíblia que é a inerrante Palavra de Deus

     
  8. Esmair

    01/10/2009 at 09:54

    Já aprendi bastante,com o trabalho de vocês,que Deus continue abençoando esse blog.

    UM abraço

    No amor de Cristo.

     
  9. Gil Queiroz

    17/09/2009 at 04:20

    Que Deus os abençoe na divulgação da Palavra de Deus. Só um detalhe: “18) A única parte da Bíblia que foi escrita pelo dedo de Deus é Gên. 31:18″. Na verdade é Êxodo 31:18. Fiquem com Deus.

     
  10. Ricardo Beserra

    05/07/2009 at 21:22

    A paz do senhor Jesus,fico muito féliz em saber que existe pessoas,compromissadas em divulgar a palavra de DEUS.
    pareabens pelo trabalho de vocês,e que DEUS vos abençoe ricamente.

     
  11. eueeles

    27/02/2009 at 20:14

    Obrigado pelos comentários e visitas ao blog.
    Ficamos muito felizes. Deus vos abençõe.

     
  12. Vanusa Gomes

    24/02/2009 at 22:47

    Olá … Márcia e Marcos … parabéns pela iniciativa de divulgar a palavra de Deus pela internet , que este espaço alcançe muitas e muitas vidas … que o Senhor continue abençoando grandemente … deixo aqui um forte abraço ….

     
  13. luziatelesdearaújo

    04/11/2008 at 23:52

    Marquinho parabéns pelo seu blog,vc irá ajudar muitas pessoas com certeza,onde sua voz não chegar esse seu material chegará que Deus continue te abençoãndo,vc é um vencedor um guerreiro um exemplo de coragem! continue lutando, conquistando e vencendo!!!!!!!!!!!!!!!!!! vc merece, que Deus esteja sempre contigo!

     
    • Lurraine

      22/06/2011 at 09:02

      Heck of a job there, it asboluetly helps me out.

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 169 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: