RSS

O verdadeiro cidadão dos céus

26 jul
Céu azul

Lugar de paz e tranquilidade para o espírito!

     Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo: somente quem tem vida íntegra me servirá.” (Salmo 101:6)

 

Como é difícil ser fiel nos dias atuais! As pessoas estão cada vez mais distantes de Deus. E nesse turbilhão de notícias tristes e desonestidade tenho sempre meditado no salmo 15 sobre o qual ouvi, há muitos anos, uma ministração e não mais me esqueci.

Não sei quanto a você, mas acho que até então não havia parado para pensar sobre ele – “O verdadeiro cidadão do céu”. Parece tão pequeno e tão simples, entretanto é de uma profundidade incalculável!

Observe as pessoas à sua volta e veja se encontra todas as qualidades descritas nele. No verso 1º, Davi começa indagando quem habitará no tabernáculo do Senhor. Talvez, nossa primeira resposta seja que são aqueles que aceitaram a Cristo como seu Salvador e foram batizados nas águas. Sim, é para ser assim!

Todavia, se atentarmos para os demais versos, veremos que são necessárias outras virtudes. Jesus, falando com os escribas e fariseus, disse que era importante não desprezar o mais importante da lei – o juízo (a justiça), a misericórdia e a fé! (Mateus 23:23) Que não deveriam fazer uma coisa e desprezar outra, mas fazer as duas coisas! Aqui podemos estabelecer um paralelo.

Ora, se nos conformarmos em receber a Cristo e ser batizados e achar que isso basta para nosso compromisso com Deus, estamos enganados! Receber a Cristo implica uma vida de mudanças como a que o salmista Davi já descreveu há tempos.

A maior preocupação que temos que ter hoje é ser cristãos fiéis (cumprir aquilo a que nos obrigamos ou nos comprometemos), idôneos, íntegros. Como haveremos de herdar o Reino com Cristo, se nele não se acha o pecado?

Ouvimos muitos discursos sobre o fato de a salvação não ser pelas obras, mas pela graça redentora de Cristo. Sim, é bíblico! No entanto, não devemos nos esquecer da sequência do discurso: as obras seguirão os que creem! Uma coisa está ligada à outra. Se somos salvos em Cristo, então as boas obras/as boas maneiras/as virtudes devem nos acompanhar. Aliás, Tiago 2:17 diz “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” e o bom perfume de Cristo se sentirá em nós, segundo ensina Paulo.

Davi descreve como isso se dará:

2 – Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

Não pode haver falsidade, injustiça e mentira em nós. Pode ser que digamos que estamos livres de tais danos. Entretanto, se nossa boca diz estar em Cristo e nosso coração está no mundo com seus desejos e pecados, já não temos verdade em nós mesmos.

3 – Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, e não lança calúnia contra ele.

Não difamar é não falar mal, não afetar alguém moralmente de forma negativa! Não fazer mal já resume a ideia da primeira parte porque também fazemos mal ao próximo com palavras e não só com ações! Não aceitar nenhuma afronta!

Quantos de nós não nos damos conta do significado dessa expressão! Quão profunda é! Opróbrio é uma afronta vergonhosa, vexatória, um estado de humilhação, de desonra, de desgraça contínua! Quantas vezes já estivemos numa roda de conversa na qual algo parecido aconteceu e participamos de tudo apenas por estar ali. E permanecermos calados. Nas boas rodas de conversa não se faz isso nem por brincadeira. “Desvia de ti a tortuosidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios” (Provérbios 4:24). “Como o louco que lança de si mesmo faíscas, flechas e mortandades, assim é o homem que engana seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira!” (Provérbios 26:19)

4 – Aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda.

Deus não nos permite desprezar pessoas, já que a misericórdia de Cristo é para todos. Contudo não devemos ser amigos daqueles cujas maldades são tantas e, por isso, são afastados do Senhor.

Veja que parece contraditório, porém há pessoas que por vezes valorizam mais os que são do mundo do que aqueles que são os separados do Senhor. Devemos tratar com respeito e amor os que temem ao Senhor!

Na sequência, vemos que Davi põe algo que está sendo raro ultimamente – aquele que jura com dano seu e, ainda assim, não muda. Muitos mudam de opinião/de atitude conforme a situação. Não podemos ser assim. Devemos ser jovens, homens e mulheres de palavra. Mesmo que isso venha nos trazer prejuízos em curto prazo.

Nesse ponto vamos refletir um pouco além. Vejamos quão difícil é manter fiéis nossas opiniões  ao que dizem as Escrituras Sagradas, haja vista que hoje tudo é considerado preconceito. Nossas atitudes e comportamentos são chamados de “caretas” e por aí vai.

Há alguns anos, como muitos de nós nos vestíamos de forma bem diferente, era isso o que era “careta”. Atualmente, passamos despercebidos na multidão e somos caretas quando não pensamos, agimos ou nos comportamos como o mundo. Mais que nunca está atual a fala de Cristo, quando ele diz que devemos ser “o sal da terra e a luz do mundo”(Mateus 5:13 ao 16), e também a fala de Paulo ao dizer que devemos ser o “bom perfume de Cristo”!(II Coríntios 2:14 ao 16) Passamos despercebidos sim, porém fazendo grande diferença. Como é horrível uma refeição sem sal e uma noite na escuridão! Como é agradável o perfume que está em boa dose! Como é maravilhoso um ambiente com valores cristãos!

Mesmo que saiamos com aparente prejuízo, devemos ter nossas ideias e ideais firmes em Cristo. É preciso nos posicionar e para isso devemos conhecer a Palavra, a fim de termos condições de defender nossa crença e convicção. Se negarmos a Cristo, Ele nos negará!(Mateus 10:32,33) Mas há quem deva estar pensando: “Não nego a Cristo!” Negamos com nossas ações, palavras e pensamentos quando balançamos no vento sem ter condições de estar firme Nele.

Não devemos desrespeitar nosso próximo, no entanto não precisamos e muitas vezes não devemos concordar com suas atitudes. Isso também é amor. Amamos a pessoa, porém não precisamos amar seus defeitos. Ao contrário, mostrar-lhe o caminho que conduz à vida eterna! Contudo, se já fizemos a nossa parte e, mesmo assim, a pessoa prefere continuar no erro, então devemos agir como Cristo, que nos deu o exemplo em Lucas 10: 10-11.

5 – Aquele que não empresta com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

Porque é crime ser agiota? Com certeza, porque cobram juros abusivos daqueles a quem se emprestou dinheiro, causando-lhe uma situação da qual não se consegue escapar e perde-se tudo o que tem – inclusive o sossego.

Se podemos, devemos ajudar nosso irmão que passa por um momento difícil sem pensar em lucrar sobre ele. Faz parte do serviço cristão observar as necessidades dos nossos irmãos e ajudá-los.

Na segunda parte do verso, observamos que Davi diz “nem recebe peitas contra o inocente”, ou seja, não recebe suborno para testemunhar contra o inocente. Isso não deve existir em nós.

Portanto, tenhamos cuidado com nós mesmos. Nós é que causamos o maior prejuízo a nós próprios. Pense nos problemas em que já se meteu! Puxa vida, em quantos deles você foi o causador? Difícil, não? É mais fácil quando fazemos essa análise sobre os outros e ficamos tentando achar o culpado – desde que não sejamos nós.

Precisamos selecionar o que entra em nós pelos olhos (Salmo 101:3; Mateus 6:22,23) e  pelos ouvidos muito mais do que o que selecionamos para comer (Apocalipse 2:29). São as coisas que vemos e ouvimos que nos contaminam mais perversamente.

Na era da internet e do mundo globalizado, está mais difícil ser “um verdadeiro cidadão dos céus”, porque o pecado está sempre diante de nós. Por isso, é preciso estar casados com Cristo e não apenas num namoro sem compromisso, num flerte gostoso, numa paquera.

Cristo é nosso alvo e nele não há pecado. Ele é tudo para nós e precisamos ter sabedoria para nos desviar dos caminhos que nos conduzem à perdição. Lembre-se: hoje os caminhos podem ser também virtuais! Nosso coração, olhos, ouvidos, e o poder do clic no teclado devem ser sempre guiados por Deus. Só assim seremos verdadeiros cidadãos do céu!

Para finalizar, quero lembrá-lo de que é possível sim viver no mundo sem se contaminar com ele. Lembra-se de José? Nos dias dele também de 2012 havia sérias tentações, não é? E de Daniel, Hananias, Misael e Azarias? Tanto no Egito como na Babilônia havia mentira, violência, corrupção, prostituição, idolatria e toda sorte de impiedade, no entanto eles não se corromperam por que tinham posto os olhos no Senhor. Logo, se eles conseguiram ser fiéis, você também pode, pois o Espírito Santo certamente pode e quer ajudá-lo a não se contaminar com os manjares deste mundo (João 16:13).

 

Tags: , , , ,

5 Respostas para “O verdadeiro cidadão dos céus

  1. jony

    10/12/2012 at 15:11

    Sou novo convertido e essas palavras fizeram boas diferenças sobre minha vida!
    Posso refletir.

    Curtir

     
  2. paulo cesar

    28/10/2012 at 11:14

    gostei muito dessa mensagem palavras de conforto para nossa vida nos precisamos ter respeito um pelo outro ser um cara humilde e verdadeiro e fiel esse sim e o homem de Deus . Amem

    Curtir

     
  3. Abel Fernando

    04/09/2012 at 07:07

    Bem que tava precisando dessas palavras! Muito obrigado!

    Curtir

     
  4. joceir

    22/08/2012 at 16:31

    adorei o salmo pois nos dias de hoje os falsos pastores só pensam em prosperar q acordem antes dos aviso final amem

    Curtir

     
  5. Kedson Santos

    11/08/2012 at 10:52

    Pb Kedson Santos – Goiânia.

    é admiravel tamanha esplanação e exposição da palavra, porem muitos nao dão credito, pois estão com os olhos vedados as verdades de Deus, crendo eu que o senhor abrirá os olhos dos cegos na negligencia para contemplar oque o senho tem por fazer por intermédio de cada um.

    que o Senhor venha dá mais conhecimento e spiração para assim proclmar o seu evangelho.

    Curtir

     

Deixe um comentário