RSS

Refrigério para a alma

08 jun

“…guia-me a águas tranquilas; refrigera a minha alma…”(Salmos 23)

ceu

        Vivemos em um mundo conturbado, no qual sofremos pressões, decepções e frustrações com muita frequência. Isso pode ser no trabalho, na vida social ou ainda no seio da família com filhos ou cônjuge. Às vezes, ocorre até mesmo na comunidade da qual fazemos parte. Por essa razão, nossa alma passa a se sentir cansada e a ter necessidade de descanso, alívio e refrigério.

Quando falamos sobre esse tema tão importante e apetitoso, somos levados a refletir sobre o Salmo 23. Nele, Davi, o pastor de ovelhas, declara: “Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me a águas tranquilas; refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome” (23:2 e 3).

Mas por que ele fez essa declaração? Tenho por certo que passava em seu dia a dia por várias situações de perigo e estresse por causa dos animais ferozes aos quais precisava enfrentar para proteger o rebanho que estava aos seus cuidados.

Penso eu que justamente pelo fato de querer o melhor para as ovelhas (água, alimento e sombra) e de dar-lhes a melhor proteção possível, ele passou a entender que Deus também cuidava dele, e melhor, porque sua vida valia muito mais que um rebanho ou que qualquer outro elemento.

Basta lembrar que foi criado à imagem e semelhança do Seu Criador e pelo qual Jesus morreu (Gênesis 1:16; João 3:16). Davi entendeu que o Senhor é Jeová-Jirê (Deus-Provedor) e, por isso, supria e supriria todas as suas necessidades, inclusive a de refrigerar sua alma sedenta (Salmos 23:2).

Nessa mesma linha de pensamento, Jesus disse: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei… e encontrarão descanso para sua alma” (Mateus 11:28 e 29).E o Senhor sabia muito bem do que estava falando. No entanto, além de saber, podia e pode dar o alívio e o descanso para a alma de quem o procura.

Meus queridos, não sei como estão se sentindo hoje, neste exato momento, por causa dos problemas pelos quais vocês estão passando. Porém de uma coisa eu sei: no Senhor vocês encontrão refrigério e descanso para sua alma. Portanto, corram até Ele com uma viva esperança e plena certeza de que não voltarão de mãos vazias; todo aquele que o procura Ele não o lançará fora (João 6:37) . Então, “descansem no Senhor e esperem Nele…” (Salmos 37:7).

 
 

Tags: , , , ,

Uma resposta para “Refrigério para a alma

  1. Maria Souza Santos

    21/03/2020 at 14:56

    Palavras de conforto pra uma pecadora mas que confia no senhor Jesus Cristo

    Curtido por 1 pessoa

     

Deixe um comentário