Anúncios
RSS

Olhar para Jesus

05 dez

Olhar para a cruz

Viver nos dias atuais tem sido cada vez mais difícil para todo aquele que deseja ser íntegro, especialmente para quem decidiu pautar sua vida na Palavra de Deus. Na verdade,  querer ser correto hoje é nadar contra a correnteza; logo, torna-se algo extremamente cansativo e o nadador precisa estar muito bem preparado, senão corre um sério risco de ser arrastado pelas águas, perder as forças e morrer afogado.

Creio ter sido por essa razão que o apóstolo Paulo, em sua segunda epístola a Timóteo 3:1, escreveu: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhososSabendo que essa carta foi escrita há quase dois mil anos, fico admirado com o fato de ser tão atual. Parece que ele estava escrevendo para nós que vivemos em pleno século XXI, não é mesmo?

Penso eu que nunca houve dias tão trabalhosos como os de hoje. O acesso à informação através das diversas mídias permite-nos saber de tantas desgraças e corrupção que, ou nos revoltamos ou tornamo-nos insensíveis diante da dor e do caos, o qual parece ter se tornado hóspede permanente do mundo, sobretudo do país onde vivemos. Basta pensar no esquema criminoso envolvendo a maior e até então a mais respeitada e respeitável empresa brasileira, a Petrobrás.

Se por um lado ficamos pasmos ao presenciar esse câncer corroendo os valores humanos, por outro isso não devia nos surpreender, uma vez que as Escrituras Sagradas também já revela que a degradação humana atingiria níveis altíssimos. Ao voltar as costas para Deus, a Luz que alumia as densas trevas, o homem foi descendo a passos largos e apressados os degraus da imoralidade e da corrupção de todo gênero.

A afirmação acima está fundamentada em Romanos 1:21 ao 26. Veja:          “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.  Por isso, também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si, pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.  Por isso, Deus os abandonou às paixões infames.

Há muitos textos bíblicos que confirmam o que afirmei. Porém, como não quero me alongar, mencionarei apenas outro que também é muito claro:        “Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 
sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,  tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te
(II Timóteo 3:2 ao 5). 

Porventura não é exatamente isso que temos presenciado?

Talvez, você esteja se perguntando: “Como vou conseguir me manter puro e íntegro diante de Deus, da minha família, da igreja e da sociedade?”.

Como sempre, a Bíblia tem a resposta: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.  Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos” (Hebreus 12:1 ao 3)

Todo o texto é muito importante. No entanto, quero destacar este trecho: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé…”. Aqui está o segredo: você deve olhar para Cristo, a fim de se manter motivado. Isso porque nosso maior exemplo e referencial é o Senhor Jesus. Não são os políticos que governam as nações, não são os artistas ou atletas formadores de opinião, já que grande parte deles não dá exemplos cristãos autênticos. Não são nem mesmo nossos pais ou líderes, uma vez que todos esses também estão sujeitos  a falhas e possuem fraquezas a serem superadas. Por outro lado, Cristo foi perfeito em todas as áreas e aspectos da sua vida (Hebreus 4:15) e, por conseguinte, pode e deve ser seguido, imitado e honrado por nós (João 13:15).

Atenção!!! Não estou dizendo que não devemos obedecer aos nossos pais nem que não precisamos honrar nossos líderes naquilo que é correto aos olhos de Deus. É óbvio que podemos e devemos seguir seus conselhos e imitá-los em toda prática honrosa. Apenas quero alertá-lo, a fim de que não se decepcione quando uma dessas autoridades mencionadas falhar em alguma coisa.

Para finalizar, então, quero incentivá-lo e admoestá-lo a não olhar para a direita, nem para a esquerda, nem para trás, pois, em algum momento, certamente você se decepcionará com alguém a quem você admirava ou em quem se espelhava. No entanto, olhando para Jesus, nosso Senhor e Salvador, você, sem dúvida, encontrará força e motivo para continuar sendo íntegro em toda a sua maneira de viver. E jamais se decepcionará.

Anúncios
 

Tags: , , ,

3 Respostas para “Olhar para Jesus

  1. Luzia T .A.Doarte

    01/01/2015 at 12:03

    Sabías palavras tem me edificado muito…

     
    • Marcos e Márcia Araújo

      01/05/2015 at 18:57

      Obrigado minha irmã!

       
  2. Miguel Lieira Neto

    07/12/2014 at 20:10

    Serviu-me de acalanto ao mesmo que de sobreaviso. Mas, acima de tudo, resumiu aquilo que me entristece, pois o mundo está sufocando as pessoas ao ponto delas perderem a esperança de enxergar além dele. Marcos é muito triste ver minha família voltando seus ouvidos há homens e não ao Pai, ver as pessoas que prezava pela amizade se perderem em armadilhas mentais, agradando-se da própria enfermidade. Cheios de máscaras, as mesmas que impedem de ver a real forma de tudo, quando não há influência da ação de imagem mental qualquer. Fiz 18 anos, mas como uma criança pede pelos pais por estar com medo de dormir só a noite, me sinto quando olho aos que me circundam e os vejo perdidos, estando a mim também em muitos aspectos perdido, esperando eu não estar só nessas novas e restauradas sensações. À mim, pior do que me ver morrer eternamente, por que se assim for será por mérito que me recuso hoje a sustentar nas costas, é ver aqueles que eu amo perdidos, sem confiança ou esperança para ouvir a Verdade que liberta. Pois muitos proferem esta Verdade libertadora, contudo em um olhar atento e descondicionado se vê que por Ela estes não foram libertos. Se dizem criaturas, porém se encontram distantes de toda criação divina, emprenhados nas criações humanas. O mal se aprende em casa e se exerce do portão para fora, e aquele que age de maneira diferente nesses dois ambiente afirma o que digo. Espero que você Marcos não se esqueça de mim. Amo-lhe e sou grato, como não pode conceber, por tudo que consigo aprendi e aprendo. Desejo que a parte da nossa família humana que se encontra em seu entorno esteja bem, mas condizendo com o primeiro refrão das Escrituras (da forma como foi compilada atualmente), “e viu o Pai (YHWH) que tudo que havia feito era bom”. Pois aprendi que a beleza que vemos está unicamente nos nossos olhos, mas a real beleza da criação, percebida pelo Criador, ‘é’ até mesmo quando nós nos encontramos de olhos fechados, além da necessidade de acréscimos ou maquiagem.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: