RSS

Espelho invertido

31 mar

espelho de mesa

Existem pessoas que não gostam de se olhar no espelho. No entanto, a maioria gosta. Especialmente quando vão sair de casa, dar uma olhadinha rápida é algo mais do que normal e necessário.

Outros há que gastam muito tempo diante dele, pois não querem que nada fique fora do lugar. Afinal, quem não quer se apresentar bem diante das demais pessoas? Quem não gosta de receber comentários elogiosos, seja do cônjuge, parentes ou amigos? Penso que todos amam, uma vez que isso faz bem para a alma. Um enorme bem!

Antes de continuar, preciso fazer-lhe uma pergunta: Se você der “aquela” olhada no espelho e verificar que há alguma coisa que não está normal ou adequada, a mudança deve ser feita em você ou no espelho?

Essa indagação parece totalmente absurda e descabida, não é? A resposta, é obvio, deve ser: “Em mim, claro!”. Entretanto, quando se trata da vida espiritual, muitos parecem querer mudar o “espelho”, não a si mesmos, o que, certamente, é uma atitude tresloucada e perigosa.

Para o cristão, a Palavra de Deus, registrada nas Sagradas Escrituras, é o espelho diante do qual devemos nos colocar para observar diligentemente se nossa vida está em ordem ou se existem ajustes a serem feitos ou coisas que devem ser eliminadas.

Enfim, é preciso reajustar o “gps”, para não pegarmos um caminho totalmente contrário ao destino final. Quem já se perdeu, sabe muito bem como isso é chato. E mais: quantas pessoas deram de cara com a morte por terem se perdido. Já vimos muitos casos assim noticiados pela mídia, não é?

Quando olhamos para Tiago 1:22 ao 24, lemos o seguinte: “Sejam cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-se com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, mas não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque contempla a si mesmo, vai-se, e logo se esquece de como era”.

Hoje, infelizmente, tornou-se muito comum lermos as Escrituras Sagradas e ignorarmos completamente ensinos do Senhor. Agimos como se não lembrássemos ou não soubéssemos que eles são “Lâmpada para os nossos pés é a tua palavra, e luz para os nossos caminhos”, conforme está escrito no Salmo 119:105.

Se você já esteve ou viveu num lugar sem energia elétrica, sabe que o escuro é tremendo e, para muitos, assustador. Caso precise sair de casa, deve ter uma lanterna para alumiar o caminho por onde vai passar. Do contrário, pode se perder, tropeçar numa pedra e se ferir; cair num buraco ou até mesmo pisar numa cobra venenosa e ter sérias complicações, porque ela não vai gostar de ser pisada.

Mesmo nós que vivemos nos centros urbanos entendemos um pouco desse assunto, pois, às vezes, ficamos sem energia elétrica por um tempinho e já percebemos como isso causa transtornos. Por essa razão, quem passou por esse tipo de experiência, sabe muito bem o quanto a luz é importante e indispensável.

Em se tratando do nosso relacionamento com Deus, ocorre a mesma coisa. A sua palavra é a luz que nos impede de ficar sem a capacidade de enxergar os erros ou pecados (Só para esclarecer: pecar quer dizer “errar o alvo”, do hebraico “hatah”; no grego é “hamartia”: “sair da rota”).

Desse modo, quando ficamos frente a frente com ela, passamos a ver nossos defeitos e limitações, e devemos corrigir nossa direção, pegando o caminho de volta, a fim de nos tornarmos, cada vez mais, a imagem e semelhança do nosso Criador – Gênesis 1:26. Afinal, todo cristão deseja chegar ao seu último destino, que é estar ao lado do seu Criador e Senhor.

Vale refletir ainda sobre o que o apóstolo Paulo, ensinando a Timóteo, seu filho na fé, disse: “Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” – II Timóteo 3:14-17.

Como diz o trecho em negrito, toda a Escritura é inspirada e útil. Não apenas aquilo que nos é conveniente ou que massageia o nosso ego. Alguns, por exemplo, gostam apenas da parte das promessas. No entanto, fogem daquelas que lhes dão um puxão de orelhas.

Tais pessoas precisam estar atentas ao que dizem as Escrituras em Hebreus 12: 5 ao 11: “Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”. Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?  Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.

Sendo assim, faz-se necessário acatar a correção do Senhor. Quem tem filhos, sabe o quanto é importante corrigi-los, para que se tornem pessoas dignas e responsáveis. Com nosso Pai Celestial não é diferente. Ele sempre quer o melhor para cada um de seus filhos, embora muitas vezes não compreendamos ou aceitemos que aquilo é o melhor.

Também é importante dar uma atenção especial a Isaías 1:19, que diz: “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra”. Na Nova Versão Internacional, esse mesmo texto fala: “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra”.

Observe que existe uma maravilhosa promessa àqueles que têm humildade suficiente para obedecer. Veja o que declara o profeta Samuel a Saul, que tinha cometido um grande erro: “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” – I Samuel 15:22.

No entanto, o que mais vemos em nossos dias são pessoas mais preocupadas em fazer determinados rituais religiosos do que em obedecer a Deus de fato. Por isso, é comum se sentirem interiormente vazias, infelizes e sempre com a sensação de que lhes falta alguma coisa. E realmente falta: a presença viva e real do Senhor, pois as Sagradas Escrituras dizem que nossa desobediência o entristece e faz com que ele se retire de nós.

Cabe-nos, então, fazer como o salmista, que diz: “Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos” – Salmo 119:30, entendendo que A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos” – Salmo 19:7 e 8.

Permita-me falar mais umas coisinhas ainda: Jesus disse assim: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz” – João 13:15. E ele sempre recorria às Escrituras para fundamentar sua vida e palavras e também ensinar a seus discípulos bem como a todos os que tinham ouvidos para ouvi-lo – Mateus 11:15.

Em João 7:37 e 38, vemos o Senhor Declarar: “No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva“. Já em vários momentos ele fala: “Como disse o profeta…”. Ou seja: ele confirmava que Deus falara ao seu povo por meio de seus servos, os profetas.

Diante disso, quero encerrar este artigo chamando você para refletir o que declaram as Sagradas Escrituras no Salmo 128: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel
”.

Portanto, jamais podemos inverter o espelho, ou seja, querer fazer o papel de espelho e desejar que a Palavra de Deus mude para que atenda aos nossos caprichos ou conveniências.

Também não podemos e não devemos esquecer que nosso maior referencial é Cristo. Não são os artistas, nem os atletas. Muito menos os políticos ou os intelectuais. E ainda muitíssimo menos os chamados “influenciadores digitais”.

Se agirmos corretamente, sem dúvida desfrutaremos das bênçãos reservadas para nós e da sua preciosa companhia e comunhão, pois, como declarou Jesus: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” – Marcos 13:31. E ele prometeu estar conosco todos os dias, até o fim dos tempos, se obedecermos à sua palavra – Mateus 28:20.
Ouça a música “O Melhor desta terra” com Nani Azevedo

 

 

Tags: , , , , , ,

Uma resposta para “Espelho invertido

  1. Sônia

    01/04/2019 at 02:35

    O exemplo do espelho é sensacional.
    Gostei muito.
    Mudança deve começar em nós.

    Curtido por 1 pessoa

     

Deixe um comentário