Anúncios
RSS

AMIGO DE DEUS

03 out
Meu amigo é aquele em quem confio

Meu amigo é aquele em quem confio

Amigo de Deus – Adhemar de Campos

      É bom ter amigos?

     Essa pergunta parece ser muito tola, porém, nesse contexto, ela é pertinente, a fim de que possamos refletir um pouquinho sobre esse tema tão relevante, especialmente nos dias de hoje, nos quais tem sido cada vez mais difícil encontrar tempo para alimentar uma verdadeira amizade ou experiências desagradáveis anulam o desejo de ter alguém com quem compartilhar assuntos e coisas significativas, pois, como diz o ditado popular, “gato escaldado tem medo de água fria”.

      No entanto, mesmo que tenhamos vivenciado traições ou sabido de outros que foram vítimas de “amigos da onça”, isto é, pessoas que não mereceram a confiança depositada nelas, não podemos criar um falso absoluto a respeito disso.

      O que é um “falso absoluto”?

      Para facilitar a compreensão, exemplificarei de modo bem simples: Juca tem um pai injusto. Então ele aplica a tal experiência o seguinte raciocínio: Joca é pai. Ele é injusto; logo, todos os pais são injustos. Entendeu?

      Mas… O que significa amigo?

      Como sou apaixonado pelas palavras, gosto de pesquisar seu significado na língua de origem. E lá no latim “amicu” tem os seguintes sentidos: Homem ligado a outra pessoa por amizade ou afeição; companheiro; camarada; apreciador; favorável; caro; dileto.

      Então, quais são as reais características de um amigo de verdade?

      É uma pessoa confiável e franca (sincera). É leal, ou seja, não falta às promessas que fez. Sem dolo, isto é, fraude, astúcia, má fé, traição (do latim “dolu”). É alguém que compartilha conosco ou com quem podemos compartilhar tanto as coisas boas quanto as más. Que nos ajuda a corrigir a rota quando estamos trilhando por caminhos tortuosos. Que não “passa a mão na nossa cabeça” quando estamos errados só para não nos contrariar e correr o risco de perder a amizade. Aliás, aquele que é autêntico se manifesta exatamente nas situações em que “pisamos na bola”.

      É! Realmente é assaz difícil encontrar um indivíduo com todas essas características, não? Entretanto, existe um em quem podemos depositar plenamente a nossa confiança e com quem podemos contar em todas as situações pelas quais passarmos, sejam elas de vitórias ou derrotas, de aplausos ou críticas, de saúde ou doença, etc…etc…   

      Quem é ele?

      Deus: O amigo perfeito em todos os sentidos e circunstâncias.

      Acaso é possível um pecador como eu e você e todos os demais seres humanos tê-lo como amigo?

      A reposta é: Sim!!! Quer algumas provas dessa assertiva? Então veja com seus próprios olhos.

      Abraão foi chamado “amigo de Deus”. E o mais bacana e estimulante é que foi o Senhor mesmo que fez tal declaração. Leia comigo o que dizem alguns dos textos escriturísticos que corroboram o que eu disse.

      Êxodo 33:11: “E falava o Senhor a Moisés cara a cara, como qualquer um fala com seu amigo…”. Observe um detalhe muito relevante: um amigo verdadeiro fala diretamente com a pessoa, isto é, não utiliza subterfúgios desonestos. E Deus se dirigia dessa forma a Moisés.

      II Crônicas 20:7: “Porventura, ó Deus nosso, não lançaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo Israel, e não deste à semente de Abraão, teu amigo, para sempre?”. Que frase linda a que está grifada! Outros reconheciam que este pobre mortal era amigo da mais rica e poderosa autoridade do universo. Além disso, esse texto evidencia o cuidado desse amigo insuperável para com os seus: Ele lança fora da nossa terra os nossos inimigos.

      É importantíssimo lembrá-lo de que naquela época os inimigos eram pessoas de carne e osso como eu e você. Porém, depois que Cristo veio, a Bíblia deixa bem claro que nossos inimigos não são nossos semelhantes. São os espíritos malignos (Efésios 6:10 ao 20). Logicamente, muitas vezes tais entidades usam pessoas, até sem que elas percebam que estão sendo usadas, para nos atingir. Portanto, precisamos ser sábios o suficiente para não mirarmos nossas armas de ataque para alvos errados.

      Isaías 41:8: “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão meu amigo?”. Novamente Deus deixa claríssimo que Abraão é seu amigo.

      Tiago 2:23: “E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus”.

      Paremos um poucochinho agora para refletirmos sobre alguns pontos importantíssimos. O primeiro é: Como nos tornamos ou demonstramos que somos amigos do Senhor?

      Dando crédito ao que Ele diz em sua Palavra, porque, que amigo genuíno há que não acredite naquilo que o outro fala? Lembra-se do texto anterior que diz que Abraão creu e isso lhe foi imputado como justiça?

      Sendo pessoas com quem Ele pode contar sempre. Veja isso claramente na declaração de Deus sobre Davi em Atos 13:22: “… Achei a Davi filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”. Há outra versão bíblica que registra assim: “…que cumprirá os meus propósitos”. Que fantástico! O Senhor pôde contar com Davi. Será que pode contar comigo e com você para realizar os desejos do seu coração?

      Outra maneira é sendo fiéis. No Salmo 101:6, as Escrituras dizem: Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam  comigo: o que anda num caminho reto, esse me servirá”. Maravilhoso, não? Indivíduos com essa característica são procurados por Deus. E, segundo o Salmo 12:1, são poucos que apresentam essa virtude? Estaria você ou estaria eu entre esses poucos?

      Ademais, não negando o Senhor, como fez Pedro ou traindo, como Judas, que, mesmo agindo assim, ainda foi chamado de amigo pelo Mestre (Mateus 26:50).

      Tornando-se verdadeiros adoradores. Veja o que declara Jesus em João 4:23,24: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. Um verdadeiro adorador passa a ter uma comunhão e intimidade profundas com o Pai. E só se tem essa afinidade quem de fato é amigo.

 

CONSEQUÊNCIAS DE SER AMIGO DE DEUS

      Podemos contar com Ele para sempre e em todas as situações: “… porque disse ele {Deus}: Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5; Isaías 41:10).

      Além do mais, como Abraão, seremos abençoados e postos por cabeça, teremos o nosso nome engrandecido, na nossa descendência serão benditas as famílias da terra, os nossos não mendigarão o pão (Gênesis 12:2; Deuteronômio 28:13; Salmo 37:25; Atos 3:25). Passaremos a ser bênção àqueles que estão ao nosso redor (Gênesis 12:2). Teremos acesso a Ele por meio de Jesus (João 14:6, 13,14).

      Outrossim: há mais duas que eu não poderia deixar de mencionar. A primeira é que Lázaro era amigo do Senhor e também a família dele. Por isso, quando ele morreu, foi ressuscitado. Então, podemos entender que, se formos amigos Dele, e houver algo em nós que está morto, por certo será revivificado. A outra transcende os limites do que é terreno e secular: receberemos a salvação eterna e iremos morar para sempre com o Amigo Perfeito (João 14:1 ao 3), porque quem nutre uma amizade sincera e real, em tudo quer e dá o melhor si para o outro (João 3:16).

      O que foi mencionado nesse texto são apenas gotículas no grande oceano da graça, do amor e da misericórdia desse Amigo. No entanto, creio ser o suficiente para mostrar-lhe a importância de tê-lo junto de si. Por isso, quero convidá-lo e estimulá-lo a se tornar um amigo de Deus. Você não quer aceitar agora mesmo esse desafio?  

      Se quiser, faça a seguinte oração: “Senhor, em nome de Jesus, eu me dirijo a ti para convidá-lo para ser meu amigo. Perdoe os meus pecados e venha morar no meu coração definitivamente, pois eu reconheço que és o amigo perfeito, em quem posso confiar e com quem posso contar. Amém”.

Anúncios
 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: