Anúncios
RSS

Cuidando da figueira

01 nov

cuidando da figueira

“Quem cuida de uma figueira comerá do seu fruto…” (Provérbios 27:18 a)

     Não sei se o que vou dizer acontece com você. Mas comigo ocorre com certa frequência: uma palavra, uma música ou texto bíblico vão e voltam à minha mente como se estivessem dizendo: “Ei, você aí, dê atenção a mim, pois desejo lhe falar alguma coisa importante”.  Com o texto acima tem sido dessa forma. Por isso, almejo compartilhar algumas considerações sobre ele, já que há muitas e preciosas verdades a serem observadas.

Em primeiro lugar: é que todo lavrador sábio, que deseja fazer uma boa colheita, deve cuidar bem da sua plantação. Para começar, deve preparar bem a terra; comprar sementes de boa qualidade; adubar e irrigar, caso precise; cortar as ervas daninhas; retirar brotos inferiores para não atrapalhar o crescimento dos demais, a fim de fazer uma colheita satisfatória e, quem sabe, até mesmo que supere as expectativas.

Outra coisa é que, todas as vezes que me vem à cabeça esse texto, penso ser possível  entendê-lo e aplicá-lo tanto em seu sentido literal, ou seja, real ou comum quanto de modo metafórico, isto é, figurado ou simbólico. Então veja algumas dessas possibilidades.

A primeira é que, se você almeja obter bons resultados ou êxito em seus estudos ou em sua vida profissional, deve cuidar bem delas. Para isso, precisa dedicar-se, ter determinação e disciplina e manter-se interiormente motivado, mesmo havendo fatores externos que o bombardeiem, tentando fazê-lo ficar pelo caminho ou perder o foco.

A segunda é que essa figueira podem ser seus filhos. Para isso ocorrer, também é preciso você que aja da mesma maneira que o lavrador descrito no segundo parágrafo. Aliás, precisa ser ainda mais dedicado, pois eles lhes foram confiados pelo Senhor. Ainda que estejam crescidos ou adultos, jamais podem ficar sem os cuidados necessários, especialmente o da oração e orientação.  Assim, se já produzem bons frutos, produzirão mais. E o melhor: não se desviarão dos caminhos do Senhor.

A terceira é que a figueira podem ser seu cônjuge e seu casamento. Logo, é preciso e indispensável todo cuidado para com eles. Infelizmente, existem pessoas que os trocam pelo trabalho, amigos,  pela internet ou por qualquer outra coisa,  praticamente os abandonando e, mesmo assim, lamentam por não colherem bons frutos. Engraçadinhos, não?

A quarta: a figueira é, antes de tudo, sua vida espiritual. Lamentavelmente, há tantas pessoas em extremo dedicadas a tudo e a todos, mas que abandonam o mais importante: seu relacionamento com Deus. Tais indivíduos abandonam sua vida de oração, a leitura da Palavra do Senhor, a ida aos cultos e a observância  dos mandamentos do Pai. Desse modo, mesmo que sejam bem-sucedidas em todas as demais áreas da sua vida, não se sentem de fato felizes e realizadas,  visto que só é “bem-aventurado, ou seja, feliz aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos” – Salmo 128:1.

Sendo assim, quero convidá-lo e instigá-lo a cuidar bem da figueira, ou seja, daquilo que realmente é importante, insubstituível e indispensável. Somente agindo desse jeito é que você se sentirá feliz e realizado. E essa é a vontade de Deus para sua vida – Salmo 35:27 e João 10:10.

Anúncios
 

Tags: , , , , , , , , ,

2 Respostas para “Cuidando da figueira

  1. José Paulo

    01/11/2015 at 12:26

    Palavra abençoadora!

     
    • Marcos

      01/11/2015 at 15:17

      De fato. Logo escreverei mais sobre ela. Aqui foi só um aperitivo.

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: